EJA Educação de jovens e adultos
Justificativa
A EJA é uma forma de ensino básico de valor para a sociedade, porque possibilita a inserção de jovens e adultos na escola, reduzindo o analfabetismo, agregando valores e possibilitando a melhor inserção no mercado de trabalho.
A escolha desse tema se deve pela necessidade de conhecermos mais sobre o assunto, uma vez que como futuras pedagogas podemos atuar nesta modalidade de ensino. Assim buscamos refletir sobre essa possibilidade de atuação para que possamos quando na pratica contribuir com o ensino.
Em pesquisas realizadas no Scielo e Anpedde identificamos diversos autores que discutem sobre a EJA.
... é investir na formação docente, com mais disciplinas obrigatórias optativas na graduação. Afinal, o papel do professor não é preparar os estudantes para o futuro como ocorre com as crianças, mas ter um olhar mais sensível a tudo que é relevante para esses jovens e adultos. PEERRO, Maria Clara di
Para os autores a EJA pode ser considerada um projeto educativo no qual os jovens e adultos adquirem o conhecimento e o valor de formação do ensino fundamental entre outros, tendo em vista um olhar mais amplo do meio educacional.
Porém eles apontam a necessidade de melhorias no ensino, devido à alta de infraestrutura tanto local quanto na condição de trabalho oferecido ao professor, de forma geral nas dificuldades encontradas perante a implantação da EJA.
Palavras-chave: Analisar a implantação o desenvolvimento e quais os limites e as possibilidades da EJA no Brasil.
a-Contextualizando a história da EJA
Para que possamos compreender os limites e possibilidades da educação para jovens e adultos (EJA), é preciso conhecer a sua história, quando e porque surgiu, qual o seu objetivo e se sua trajetória tem alcançado suas expectativas. A educação de jovens e adultos começou a ganhar espaço ainda com manifestações singelas na década de 1940, a partir da ideia de que o analfabetismo