Eixos e árvores
Os eixos e árvores são componentes mecânicos que sustentam os elementos de máquinas, podem ter perfis lisos ou compostos, onde são montadas as engrenagens, polias, rolamentos, volantes, manípulos e outros elementos de maquinas.
Os eixos e as árvores podem ser fixos ou giratórios:
Eixos fixos - Os elementos como as engrenagens e as polias giram apoiadas no eixo que permanece fixo.
Eixo árvore giratório - O eixo se movimenta, junto com seus elementos ou independentemente deles, como eixos de afiadores (esmeris), rodas de trole (trilhos), eixos de máquinas-ferramenta, eixos sobre mancais.
Os eixos árvores são fabricados em aço ou ligas de aço, pois os materiais metálicos apresentam melhores propriedades mecânicas do que os outros materiais, sendo mais adequados para a fabricação de elementos de transmissão, de acordo com a solicitação de esforços os eixos podem ser de: aço ao carbono, aço-níquel, aço cromo-níquel, aço-manganês. Eixos e árvores com finalidades específicas, podem ser fabricados em cobre, alumínio, latão ou plástico.
Os eixos podem ser maciços, vazados, cônicos, roscados, flexíveis.
Engrenagens com Dentes Retos
As Engrenagens industriais de dentes retos são muito utilizadas em alguns equipamentos, usadas para transmitir um movimento circular contínuo, entre eixos paralelos. As engrenagens de dentes retos é o tipo mais comum de engrenagem de baixo custo, e são montadas em eixos paralelos, e em algumas ocasiões, são usadas juntas para criar grandes reduções na transmissão. Os dentes da engrenagem são dispostos paralelamente entre si em relação ao eixo, pois não requer mudança de posição das engrenagem em serviço, ficando mais fácil de engatar.
Engrenagens com Dentes Helicoidais
As Engrenagens industriais com dentes Helicoidais são usadas em transmissões fixas de rotações elevadas, e seus dentes são dispostos transversalmente em forma de hélice em relação ao eixo. Essas engrenagens são muito silenciosas devido a