Desenho tecnico
5°A -ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Santa Bárbara D’Oeste
2014
1. Introdução.
Assim como o homem, as máquinas contam com sua coluna vertebral. Como um dos principais elementos de sua estrutura física: eixos e árvores, quepodem ter perfis lisos ou compostos, em que são montadas as engrenagens,polias, rolamentos, volantes, manípulos etc.
Resumidamente, toda máquina estrutural, onde há a necessidade de um sistema de transmissão e controle de rotação, é possível dizer que em sua estrutura existe a presença de um eixo árvore.
2. Desenvolvimento.
2.1 Definição:
Para melhor entendimento de um eixo árvore, primeiramente é preciso definir separadamente cada palavra, onde:
Eixo - Peça fixa ou móvel, em torno da qual gira uma outra, trabalhando apenas a flexão.
Árvore - Peça geralmente alongada, que permite a transmissão de potência por torção.
Pelas definições, fica claro que árvores podem ser submetidas a esforços de flexão, tração,compressão e torção, atuando em combinação ou individualmente. Quando tais elementos atuam de maneira combinada, deve-se considerar além das cargas, os efeitos de outros fatores, como fadiga e choque.
Abaixo, seguem algumas figuras de utilização de eixos árvores, onde apresentam suas aplicações, principalmente no sistema rotacional para transmissão.
Assim, podemos definir que eixo árvore é um componente onde se transmite uma força com aumento ou redução no sistema de rotação.
2.2 Características e Materiais de fabricação:
Os eixos e árvores são fabricados em aço ou ligas de aço, pois os materiais metálicos apresentam melhores propriedades mecânicas do que os outros materiais. Por isso, são mais adequados para a fabricação de elementos de transmissão:
Eixos com pequena solicitação mecânica são fabricados em aço ao carbono.Eixo-árvore de máquinas e automóveis é