eixo movimento
Sabemos que o Movimento é uma das formas que os pequenos encontram para interagir e se comunicar. Além disso, permite que descubram o mundo e comecem a formar a consciência corporal, ou seja, perceber do que são capazes. Desta forma, é preciso garantir que eles se movimentem o tempo todo, em atividades diversas que envolvam pular, rolar, dar cambalhotas, correr etc.
As teorias de Piaget e Wallon explicam por que alguém não consegue fazer determinado movimento, considerando-se que as crianças possuem ritmos biológicos diferentes. Portanto, é melhor pensar nas competências individuais e não na idade.
Os bebês começam a aumentar os movimentos com braços e pernas por volta do terceiro ou quarto mês. A partir daí, ele passa a ter ações voluntárias, mas ainda dominadas por reflexos. Para as próximas conquistas como sentar, se arrastar, engatinhar, ficar em pé e andar é preciso fortalecer a musculatura. Para tanto, é fundamental variar as posturas. Nada de deixar os bebês no berço. Mais do que colocá-los no chão, é preciso interagir e estimular a locomoção, o equilíbrio e a manipulação de objetos.
Na próxima fase, novos desafios devem ser propostos para aperfeiçoar a locomoção. Subir e descer escadas, escorregar, girar, rolar e agachar são boas opções para explorar as possibilidades e limitações do corpo. As brincadeiras de roda são fundamentais, pois desenvolvem nas crianças a compreensão da capacidade que elas têm de se mexer, criar e controlar os próprios movimentos. Além disso, como é obrigatoriamente realizada em grupo, os pequenos aprendem a importância de se relacionar com os colegas, respeitando o espaço e a vez de cada um.
Objetivos do eixo de Movimento:
Conhecer, gradualmente, o domínio adequado de seu corpo;
Descobrir e utilizar, progressivamente, as próprias possibilidades motoras e expressivas;
Tomar consciência do corpo e de seus movimentos;
Movimentar-se com harmonia, liberdade, equilíbrio e criatividade;
Expressar-se por meio