RELATORIO DA AULA PRATICA DE BIOLOGIA - ANALISE DE CÉLULA VEGETAL
Na aula prática realizada no dia 16/05/2014 no laboratório de biologia, foi realizado um experimento com a folha Elódea.
Elódea é uma planta aquática submersa e enraizada, onde se multiplica com facilidade por fragmentação do caule, é essa sua principal forma de reprodução.
A Elódea é uma popular planta perene aquática que cresce facilmente em lagos, lagoas, rios, córregos e aquários por todo o mundo. É ideal para estudos científicos em biologia e pesquisas sobre os habitats aquáticos e ecossistemas. Ela cresce em caules de folhas que desabrocham em temperaturas quentes. Nas condições certas, seu crescimento pode sair do controle, e em alguns lugares da Europa ela é considerada uma erva daninha aquática. (M. J. Joachim)
1.1. A IMPORTÂNCIA DA LUZ PARA A PLANTA
A Elódea precisa de muita luz para crescer, locais externos aquáticos com ampla iluminação favorecem o crescimento de muitos tufos de elódeas, e elas acabam tornando-se habitats naturais para animais e peixes. A densidade da elódea também a torna um esconderijo perfeito de predadores. A luz do sol é ideal para a elódea crescer, mas a artificial também funciona; grandes tanques de elódea funcionam melhor com iluminação fluorescente, enquanto tanques menores se dão bem com uma lâmpada simples. (M. J. Joachim)
1.2. TEMPERATURA DA ÁGUA
A elódea prefere temperaturas moderadas: o frio intenso a mata e o calor extremo interrompe seu equilíbrio químico, estimulando doenças e pestes que inibem o crescimento. A iluminação tem influência na manutenção da temperatura da água. (M. J. Joachim)
2. OBJETIVO
• Observar a organização das céluas
• Observar parede celular, cloroplasto e citoplasma
• Observar o movimento da ciclose da célula
• Observar a célula em três dimensões
2.1. OBJETIVO GERAL
Esse experimento teve como principal objetivo a observação de uma folha de Elódea, podendo ser visto os cloroplastos e suas células. Reconhecendo os aspectos da célula vegetal,