Fundamentos da educação infantil rcnei sub-eixo movimento
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS – CECEN
CURSO DE PEDAGOGIA
ALENICE FONSECA
DAYLANE GARCIA
KARLIANE MENDES
LETICIA EWERTON
THAMIRYS SILVA
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
RCNEI SUB-EIXO MOVIMENTO
São Luís
2011
MOVIMENTO
O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior o controle sobre seu próprio corpo, engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam, etc.
O movimento humano é, portanto o mais simples deslocamento do corpo no espaço.
Esses movimentos incorporam-se aos comportamentos dos homens, resultam das interações sociais e da relação do homem com o meio. Sua multiplicidade, funções e manifestações do ato motor, propiciam um amplo aspecto da motricidade das crianças, abrangendo posturas corporais bem como outras atividades cotidianas.
A criança e o movimento
As diversidades de práticas pedagógicas caracterizam diferentes concepções quanto ao sentido e funções atribuídas ao movimento cotidiano das creches, pré-escolas, e instituições. Além de o objetivo disciplinar á também o objetivo pessoal e social. Para uma criança pequena o movimento significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço, o ato motor faz-se presente em suas funções expressivas, pode-se dizer que no inicio do desenvolvimento predomina a dimensão subjetiva da motricidade com a interação do seu meio social. Somente aos poucos que se desenvolve a dimensão objetiva que corresponde às competências instrumentais, para agir sobre o espaço e o meio físico.
O bebê muitas vezes se mexe descontroladamente, determinado a torcer o corpo, isso pode significar que o bebê esta com cólica, assim a primeira função do ato motor este ligado a expressão. Esta expressão continua com as adultas de uma forma freqüente. Exemplo: é como os