EIA
IGREJA ESPIRITUALISTA UNIVERSAL
CREMATÓRIO - NECRÓPOLE ECUMÊNICA
VERTICAL UNIVERSAL
INTRODUÇÃO
Muito se tem discutido sobre a melhor e mais correta ou eficiente maneira de destinação de cadáveres, sem que a decomposição destes venha a causar a contaminação do solo e das águas, fato comum em processos mal operados ou mal concebidos. Apontar uma melhor alternativa é uma tarefa complicada, visto que, muitas vezes, essa destinação está baseada em princípios étnicos e culturais de uma sociedade, extremamente difíceis de serem modificados ou alterados em curto e médio prazo.
A cremação vem sendo difundida como uma alternativa bastante viável tanto em e causando menos impactos que a destinação comum em cemitérios.
INFORMAÇÕES GERAIS
CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS
Com crescimento populacional notável, a Região
Metropolitana de Curitiba (RMC) é uma das regiões com maior crescimento demográfico no país (figura
01 e tabela 01). Consequentemente, com o crescimento da população, tem-se um maior ciclo de nascimentos e óbitos, aumentando a demanda por áreas e opções alternativas de destinação dos corpos quando da ocorrência dos falecimentos.
Diante da necessidade de se proceder corretamente quanto à destinação dos mortos, de maneira a diminuir ao máximo os impactos causados ao meio ambiente, bem como aperfeiçoar a utilização de espaços dos grandes centros urbanos e apresentar alternativas viáveis economicamente,o empreendimento tem por finalidade oferecer mais uma opção, além do cemitério vertical, quanto à destinação adequada de cadáveres, prezando pelo respeito ao meio ambiente e pelos valores da sociedade. A instalação de um crematório na Necrópole Ecumênica Vertical de Curitiba irá oferecer mais uma opção para destinação dos mortos em Curitiba e região, sendo a cremação uma das maneiras menos impactantes de se proceder a essa destinação. Visto que evitará alguns problemas ocorrentes em cemitérios comuns, como a contaminação do