EGO
AS FUNÇÕES DO EGO
Gabrielle Schneider
Santa Maria, RS, Brasil 2015
Funções do EGO
Os termos “ego” e “self” passaram a designar fenómenos específicos do aparelho psíquico a partir de Hartmann (1947), para este autor a instancia psíquica “ego” seria apenas uma substrutura da personalidade e o “self” uma “imagem de si mesmo” As funções do ego variam de acordo com as etapas evolutivas desenvolvimento mental e emocional da criança; desta forma destaca- se as seguintes transformações:
1. Não haveria ego no recém nascido pra Freud tudo era id no inicio, motivo pelo qual criou os termos “auto - erotismo e “narcisismo primário” ideia que vem sido refutada e substituída pela concepção de que o ego é inato e age desde o nascimento.
2. Ego arcaico (ou incipiente) também chamado de “ego do prazer puro” fase em que interage com o mundo externo, mas a diferença entre o “ eu” e “não eu”
3. Ego da realidade primitiva: designa não mais que uma transição , nesta vigência ainda existe uma forte diferença entre o “eu” e o “outro”, mas o processo de representações esta em pleno andamento.
4. Ego da realidade definitiva: estágio em que a criança procura reencontrar no exterior um objeto real que corresponde a representação do objeto primitivamente satisfatório e perdido, reside então o fator propulsor da prova da realidade.
EGO - FUNÇÃO Para Freud o ego é um conjunto de funções e representações, as atuais autores descrevem dos tipos: ego- função e ego- representação. O ego- função dividido para funções mais ligadas ao consciente que promovem o contrato direto com a realidade ambiental