estados de ego
OUTRA ABORDAGEM DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
A Análise Transacional é uma teoria de psicologia, criada e desenvolvida por Eric berne. Ele observou que em cada pessoa existem 3 parte distintas e funcionais, as quais denominou Estados de Ego. Definiu um estado de Ego como “um sistema de emoções e pensamentos”, acompanhado por um conjunto afim de padrões de conduta”.
TIPOS DE TRANSAÇÕES A Análise Transacional empregando uma linguagem simples e compreensível, partindo da concepção do indivíduo como uma unidade bio-psico-social, divide didaticamente a personalidade em três componentes denominados Estados do Ego, que são o PAI, O ADULTO e a CRIANÇA (PAC). Esses estados de Ego agem como 3 pessoas distintas, atuando e interagindo continuamente dentro da nossa cabeça. Os Estados de Ego representam 3 modos de ser, de pensar, de sentir e de atuar. Não são construções teóricas invisíveis, mas sim realidades concretas, observáveis e mensuráveis.. Conforme BERNE, “formam um sistema de sentimentos e pensamentos que provocam uma série de pautas de condutas”(1961), que podem ser diagnosticadas ou identificadas pela observação do vocabulário, tom de voz, gestos e expressão corporal do indivíduo; enfim, pela expressão verbal e não-verbal do sujeito. A representação mais simples dos Estados do Ego, em forma de diagrama, é a que se segue:
PAI Conceito ensinado de vida (gravações)
ADULTO Conceito pensado de vida
CRIANÇA Conceito sentido de vida
AO NOS RELACIONAR, CONOSCO OU COM OUTRAS PESSOAS ESTAMOS NUM DESSES 3 ESTADOS DE EGO. O PAI, parte parental, representa a influência à assimilação na infância de condutas, pensamentos e sentimentos dos pais (ou substitutos), professores, familiares mais velhos, babás e mesmo mensagens impessoais de TV, rádio, tradição, costumes, e outros. Suas funções básicas são de educar, proteger, alimentar, moralizar, servir de modelo, dirigir, controlar e ensinar a viver em sociedade. Representa nosso