egito
Peitoral egípcio
Esta jóia egípcia foi encontrada na tumba do faraó Tutankhamen, que reinou durante a XVIII dinastia (c.1330 a.C.). É uma peça de ouro com forma de abutre, esmalte aplicado e pedras preciosas.
O templo de Luxor, na margem leste do rio Nilo, foi iniciado no ano de 1200 a.C.durante o reinafo de Amenemopet III e foi concluído durante as dinastias seguintes. O templo atinge 190 m. de comprimento, mas após as construções acrescentadas por Ramses II passou a ter 256 m. de comprimento e 54 m. de largura Esteve unido ao templo de Karnak por uma avenida de 3,5 km de extensão, adornada com centenas de esfinges. Uma vez por ano, a imagem do deus Amon era transportada por barco de Karnak a Luxor, como parte de um enorme festival
O gigantesco templo de Abu Simbel (acima) na Núbia, Baixo Egito, foi construído por ordem de Ramsés II, faraó do Egito entre 1279 e 1212a.C.. A obra foi talhada na banda íngreme da montanha e sua entrada é assinalada por quatro estátuas de Ramsés II, também esculpidas na própria rocha.
BIBLIOGRAFIA: http://www.historiadomundo.com.br/egipcia/arte-e-arquitetura-do-egito.htm
CONTEXTO
1. A importância da Religião e a crença de que a sobrevivência da civilização dependia da preservação do corpo do Faraó – considerado o próprio Deus, fez com que a ênfase da produção fosse dada aos monumentos (em pedra) e não às obras civis (em materiais perecíveis).
MATERIAIS
Pedra – em grandes obras – cidade dos mortos, tumbas e pirâmides;
Adobe – tijolo de 38 cm X 14 cm X 11 cm – Cidade dos Vivos – Residências e edifícios comerciais;
Argila e Areia.
TÉCNICAS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS
1. Cobertura plana sobre vigamento de pedra;
2. Colunas monolíticas – até 20 m de altura.
CARACTERÍSTICAS PLÁSTICAS
1. Predominância de formas piramidais;
2. Predominância de cheios sobre vazados;
3. Policromia interior;
4. Temática decorativa – símbolos: sol, serpente cruz;
5. Lei da Frontalidade: Figura humana com a cabeça e membros de