Egito e mesopotamia
Neste trabalho será relatado sobre o Egito Antigo e a Mesopotâmia. A sociedade do Egito Antigo possuía uma forma de organização bem eficiente, embora injusta, garantindo seu funcionamento e expansão. Esta sociedade era hierárquica, ou seja, cada segmento possuía funções e poderes determinados, sendo que os grupos com menos poderes tinham que obedecer quem estava acima.
A palavra “mesopotâmia” significa “terra entre rios”. A Mesopotâmia estava inserida numa região de solo bastante produtivo, denominada “Crescente Fértil”, uma referência ao formato da região que parecia uma Lua crescente.
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
EGITO ANTIGO
A localização geográfica do Egito Antigo se limita as áreas próximas ao Nilo que se encontram entre os desertos da Arábia, ao leste, e da Líbia, a Oeste. Ao Norte se encontra o Mar Mediterrâneo, onde deságua o rio Nilo, como podemos ver na imagem a seguir.
MESOPOTÂMIA
A palavra “mesopotâmia” significa “terra entre rios”. Como podemos observar no mapa ao norte havia a Síria, na região central entre os rios Tigres e Eufrates estava situada a Acádia, e ao sul a Suméria.
ASPECTOS DA SOCIEDADE
EGITO ANTIGO
Faraó
Era o governante do Egito. Possuía poderes totais sobre a sociedade egípcia, além de ser reconhecido como um deus. O poder dos faraós era transmitido hereditariamente, portanto não havia nenhum processo de escolha ou votação para colocá-lo no poder. O faraó e sua família eram muito ricos, pois ficavam com boa parte dos impostos recolhidos entre o povo. A família real vivia de forma luxuosa em grandes palácios. Ainda em vida, ordenava a construção da pirâmide que iria abrigar seu corpo mumificado e seus tesouros após a morte.
Sacerdotes
Na escala de poder estavam abaixo somente do faraó. Eram responsáveis pelos rituais, festas e atividades religiosas no Antigo Egito. Conheciam muito bem as características e funções dos deuses egípcios. Comandavam os templos e os rituais após a morte do faraó. Alguns sacerdotes