huihii

2565 palavras 11 páginas
INTRODUÇÃO
A Hemorragia é a perda de sangue, para o meio externo ou interno, por ruptura ou laceração de vasos Pode apresentar diversas causas, o que determina a gravidade da lesão. As consequências também variam de acordo com tais lesões. A hemorragia é diagnosticada através de vários sinais e sintomas detectados no paciente, e a maneira de contê-la depende do seu nível. Dentre as técnicas, estão: compressão direta, indireta e torniquete. Existem alguns procedimentos básicos para Pronto Socorro em hemorragias, da presença de corpos estranhos na ferida, se a hemorragia não parar e se houver sangramento algum dos orifícios da face. Pessoas vítimas de traumas com perdas sanguíneas importantes e que demoram a receber socorro médico podem ter isquemia temporária dos tecidos, com a liberação de substâncias típicas do metabolismo anaeróbio (sem utilização de oxigênio).
Permanecendo mais tempo ocorre a falta de energia para manter a membrana celular normal e o gradiente elétrico. A célula, não suportando mais a isquemia, inicia a rotura de lisossomos e a autodigestão celular. O sódio e a água entram na célula, com edema celular. Também pode ocorrer depósito intracelular de cálcio. Não sendo revertido o processo ocorre finalmente a morte. A hemorragia pode levar ao estado de choque e à morte. Por isso, ao perceber uma hemorragia é necessário estancar o sangue (no caso de uma hemorragia externa) e chamar a emergência imediatamente.
Como reconhecer:
Após uma queda, atropelamento ou mesmo durante uma gravidez de risco, suspeite de hemorragia interna quando a vítima apresentar sintomas como:
- palidez
- sonolência
- suor excessivo
- frequência cardíaca acelerada
- contusões e manchas na pele
- dor na região abdominal
- vômito ou evacuação com sangue
Importante: a hemorragia é severa quando a freqüência respiratória aumenta, o pulso torna-se rápido, a pressão arterial cai e o nível de consciência fica acentuadamente

Relacionados