Egito E Mesopotâmia
Introdução:
Antigo Egito foi uma civilização da antiguidade oriental do Norte de África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, no que é hoje é o país moderno Egito.
A história da antiga Mesopotâmia é longa e atribulada. Ao longo dos tempos, muitos foram os povos que se digladiaram a fim de se instalarem nestas terras férteis. A maior parte deles vinha do deserto da Síria e falavam línguas muito semelhantes.
Tópicos:
Egito: - Localização - “O Egito é uma dádiva do Nilo” - Baixo Império - Médio Império - Alto Império - Poder Político Dos Faraós
Mesopotâmia: - Água - Sumérios - Acádios - Amoritas - Assírios - Caldeus
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Egito:
Localização
A civilização egípcia se desenvolveu na região situada entre a primeira catarata do Nilo (Assuão) e o Delta do Nilo. A leste do Nilo encontra-se o Deserto Oriental Africano (Deserto Oriental) que se estende até ao Mar Vermelho e a oeste fica o Deserto da Líbia (Deserto Ocidental) onde existem vários oásis.
O atual território do Egito não pode ser comparado ao do Antigo Egito, pois, atualmente, o Sinai, e partes dos desertos Oriental e Ocidental estão dentro dos limites do Egito.
“O Egito é uma dádiva do Nilo”
Para os egípcios, o Nilo era uma verdadeira bênção dos deuses, sendo considerado sagrado e adorado como um deus, ao qual dedicavam hinos e orações. As chuvas sazonais causavam enchentes que depositavam húmus nas margens favorecendo a agricultura e pecuária; também fornecia água fresca, peixes, aves aquáticas além de servir para o transporte e comércio.
Baixo Império:
O Império Antigo do Egito (conhecido como Antigo Reino), com a capital em Mênfis, iniciou-se com a unificação dos dois