Egito Antigo
Deuses, rituais, profecias e Deuses ocultos.
Introdução:
A mitologia egípcia trata-se de uma coleção de mitos que explicam à respeito dos Deuses Egípcios como uma forma de compreender o cosmos.
As fontes escritas que temos ao nosso alcance à respeito do Egito Antigo e sua religião, são três livros: O Livro dos Mortos, O Livro das Pirâmides e o Livro dos Sarcófagos.
Também há outras fontes de estudos, como templos, pirâmides, estátuas túmulos e antigos pergaminhos.
A Origem:
A Enéade de Heliópolis, a criação de Heliópolis: No princípio existiam as águas do caos, Nun. Um dia uma colina de lodo chamada Ben-Ben levantou-se dessas águas, tendo no seu cimo Atum, o primeiro deus. Atum tossiu e expeliu Shu (deus do ar) e Tefnut (deusa da umidade). Shu e Tefnut tiveram dois filhos, Geb, deus da terra e Nut, a deusa do céu. Shu ergueu o corpo de Nut, colocando-o acima de Geb, e esta tornou-se a abóboda do céu. Nut e Geb tiveram por sua vez quatro filhos: Osíris, Isís, Seth e Néftis. Osíris tornou-se deus da terra, que governou durante muitos anos; Isís foi a sua mulher, rainha e irmã. Seth, o deus seco do deserto, invejava o estatuto de Osíris e um dia o matou. Osíris foi para o mundo subterrâneo e Seth tornou-se rei da terra. Osíris teve um filho com Ísis, chamado Hórus que decidiu vingar a morte do pai e reconquistar o trono. Hórus derrota Seth e torna-se o novo rei da terra, mas o seu pai permanece no mundo subterrâneo. Néftis era apaixonada secretamente por Osíris, um dia se disfarçou de Ísis e deitou-se com Osíris dando a Luz a Anúbis o deus com corpo de homem e cabeça de cão que presidia o mundo dos mortos.
Os Deuses:
Os Principais Deuses Egípcios são:
Nut - Criador do Universo
Rá - Sol (principal deus da religião egípcia)
Hórus - Deus dos céus
Toth - sabedoria, conhecimento, representante da Lua
Anúbis - Deus dos mortos e o submundo
Bastet - Deusa da fertilidade, protetora das mulheres grávidas
Hathor - amor, alegria, dança,