Egito Antigo
Ocupação* - por volta de 5000 a.C. grupos humanos já habitavam a região ''Vale do Rio Nilo'', numa faixa de seis quilômetros de extenção de cada lado.
O Nilo* - Os períodos de cheia inundam as terras de suas margens e depositam o ''humus'' (fertilizante de restos vegetais e animais) que deixam o ''solo fértil'' para a ''agricultura'' ----> Para levar a água do Nilo as regiões mais distantes, os egípcios construirão os ''canais de irrigação''. Para proteger das inundações construirão ''diques ou barragens''. O trabalho era feito pelos camponeses.
---->O Egito e uma dadiva do Nilo *segundo o grego Horodoto
Escrita no Egito Antigo*
----> A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de idéias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita: a escrita demótica (mais simplificada e usada para assuntos do cotidiano) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos.
Economia*
----> A economia egípcia era baseada principalmente na agricultura que era realizada, principalmente, nas margens férteis do rio Nilo. Os egípcios também praticavam o comércio de mercadorias e o artesanato. Os trabalhadores rurais eram constantemente convocados pelo faraó para prestarem algum tipo de trabalho em obras públicas (canais de irrigação, pirâmides, templos, diques).
Religião no Egito Antigo: a vida após a morte*
----> A religião egípcia era repleta de mitos e crenças interessantes. Acreditavam na existência de vários deuses (muitos deles com corpo formado por parte de ser humano e parte de animal sagrado) que