Efta
Maria Alegre Gomes-nº17-TRCP3ºano
Ficha de trabalho nº2
1. Enquanto a ética Desportiva surge como uma estrutura moral que define alguns limites para o comportamento dos desportistas, de forma a preservar um sistema desportivo civilizado, fair play está vinculado à ética no meio desportivo, onde os praticantes devem procurar jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma propositada.
2. A origem do termo fair-play vem de os fairs terem sido os mercados da Idade Média onde se cultivava a honestidade, o cavalheirismo, a lealdade, a justiça e a seriedade.Este conceito, que está associado ao espírito desportivo, foi agregado no desporto no final do sec.XIX, através de Pierre de Coubertin.
3.O Código engloba a noção do direito das crianças e dos adolescentes de praticar um desporto e dele tirar satisfação, e a noção da responsabilidade das instituições e dos adultos como promotores do fair-play e garantes do respeito destes direitos.
4.Sim concordo, pois o fair-play não deve ser só no desporto como em toda a nossa vida social.
5. A concepção de desporto, tal como a maioria das concepções, tem vindo a sofrer mudanças ao longo do tempo, consoante as necessidades sociais que têm vindo a surgir. Actualmente assiste-se a uma valorização da autonomia do desporto, e a uma preocupação para que este, enquanto prática de lazer, possa ser acessível a todos os cidadãos. Esta nova visão do desporto comporta uma individualização do desporto, ou seja, o desporto dos novos tempos deverá ser feito à medida de cada um. O desporto assume-se assim num processo de humanização, que é um requisito da liberdade e já não só, como acontecia anteriormente, orientado para a multiplicação das necessidades e o correspondente aumento das capacidades e dos meios para o efeito.
6.na minha opinião, actualmente as mulheres têm as mesmas oportunidades de