Toltal
EFTA - A Associação Europeia de Comércio Livre
Campinas, 05 de novembro de 2014.
EFTA – (European Free Trade Association) - A Associação Europeia de Comércio Livre.
História
EFTA foi fundado pela Convenção de Estocolmo, em 1960. O objetivo imediato da Associação era fornecer um quadro para a liberalização do comércio de bens entre os seus Estados-Membros. Ao mesmo tempo, EFTA foi estabelecido como um contrapeso econômico para a mais politicamente motivada Comunidade Económica Europeia (CEE). As relações com a CEE, mais tarde, a Comunidade Europeia (CE) e da União Europeia (UE), têm estado no centro das atividades da EFTA desde o início. Na década de 1970, os Estados da EFTA celebraram acordos de livre comércio com a CE; em 1994, o Acordo EEE entrou em vigor. Desde o início da década de 1990, EFTA tem prosseguido ativamente relações comerciais com países terceiros dentro e fora da Europa. Os primeiros parceiros foram os países da Europa Central e Oriental, seguido pelos países da zona do Mediterrâneo. Nos últimos anos, a rede de acordos de livre comércio da EFTA atingiu outro lado do Atlântico, bem como para a Ásia.
EFTA foi fundada pelos sete seguintes países: Áustria, Dinamarca, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça e Reino Unido. Finlândia se juntou em 1961, a Islândia em 1970 e o Liechtenstein em 1991. Em 1973, o Reino Unido e a Dinamarca deixou EFTA para participar da CE. Eles foram seguidos por Portugal em 1986 e pela Áustria, Finlândia e Suécia, em 1995. Hoje, a Estados membros da EFTA são a Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.
Sobre o acordo
Em 1973, a Comunidade Económica Europeia assinou acordos com os estados-membros da EFTA no sentido da criação de uma zona de comércio livre para os 379 milhões de consumidores dos países das duas organizações europeias. Assim em Maio de 1992, a CEE e a EFTA, ao abrigo dos acordos então assinados passaram a designar esta área por Espaço Económico