Controle da qualidade toltal
TEXTO SOBRE MODELOS DE GESTÃO Período 2010.1 Prof. Sales Vidal
TQC: CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL
TQC – Total Quality Control / Controle da Qualidade Total: modelo gerencial desenvolvido no Japão após a II Guerra Mundial, visando a criação de condições internas que garantam a sobrevivência das organizações a longo prazo.
Objetivo de uma Empresa: contribuir para a satisfação das pessoas.
A partir da década de 70 as empresas japonesas ganham o mercado internacional, com produtos de alta qualidade e preços competitivos, tornando-se a 2ª Economia Mundial, só superada pelos EUA, mesmo após destruição de seu parque industrial e, principalmente, ser um País sem recursos naturais. Isto mostra o potencial estratégico do modelo gerencial TQC como fonte de competitividade empresarial.
O mundo inteiro voltou, então, sua atenção para o TQC: o que era e como poderia ser copiado. O Governo do Brasil e o Banco Mundial, em 1986, formaram uma equipe de estudiosos, incluindo o Prof. Vicente Falconi Campos, para o estudo do TQC. Só a partir do início da década de 90 (40 anos após o Japão ter iniciado sua reestruturação industrial através de um novo modelo gerencial), o Movimento da Qualidade foi iniciado no Brasil.
DIMENSÕES PESSOAS ATINGIDAS
QUALIDADE TOTAL 1. QUALIDADE CLIENTE E VIZINHO
. são todas aquelas dimensões . Produto / Serviço que afetam satisfação das pessoas e, por conseguinte, 2. CUSTO CLIENTE, ACIONISTA, a sobrevivência da Empresa. . Custo e preço EMPREGADO E VIZINHO
3. ENTREGA CLIENTE . Prazo certo . Local certo . Quantidade certa
4. MORAL EMPREGADO
5. SEGURANÇA CLIENTE, EMPREGADO E VIZINHO
SIGNIFICADO DO TQC – CONTROLAR uma organização significa: 1. detectar quais foram os fins, efeitos ou resultados NÃO ALCANÇADOS (os