Eficácia na organização do trabalho e gestão do tempo
Maio, 2012
III – Programa e Conteúdos
1 – O valor do tempo 2 – Mudanças de comportamento: definir objectivos 3 – Lidando com o dia-a-dia 4 – Consumidores e organizadores do tempo 5 – Economizar tempo 6 – Como usar o tempo racionalmente 7 – Sistemas para organizar o trabalho e o tempo
1 – O valor do tempo
O que é o tempo? “Tempo é o jeito que a natureza deu para que tudo não acontecesse de uma vez só”, John Wheeler “Quando pomos a mão num fogão aceso por um minuto, parece uma hora. Quando estamos sentados ao lado de uma rapariga bonita por uma hora, parece um minuto.” (Einstein)
O tempo é um dos principais aspectos da nossa existência, pois, temos tarefas para executar num determinado intervalo de tempo e, aí está o problema, ou seja, administrar o tempo para que consigamos executar o que pretendemos naquele lapso temporal que diariamente não passa de 24 horas.
1 – O valor do tempo
Consequências de uma má gestão do tempo Inúmeras podem ser as consequências danosas da má gestão do tempo, tanto no campo pessoal como no profissional. ▫ Atraso ou má qualidade dos produtos; ▫ Falta de credibilidade; ▫ Falência.
O que é a gestão do tempo?
“O tempo é o recurso mais escasso e, a não ser que seja gerido, nada mais pode ser gerido…” (Peter Drucker)
1 – O valor do tempo
RESUMO 1. Não existe uma única definição para o tempo.
2. Sempre há tempo suficiente para as coisas que realmente julgamos importantes. O problema não é a falta de tempo, mas a maneira como o utilizamos. 3. As atitudes que temos perante as nossas actividades afectam o nosso desempenho frente ao uso do tempo. Atitudes positivas levam à utilização racional do tempo.
1 – O valor do tempo
RESUMO 4. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o excesso de trabalho não é prejudicial à saúde.
O caminho para manter uma vida saudável está na postura de cada um.
Aprender a usar o tempo de forma racional pode