Eficiência e Eficácia - Maximiano
Quando as organizações resolvem problemas e são eficientes no uso de recursos, todos ficam satisfeitos: clientes, usuários, funcionários, acionistas, a sociedade de forma geral. O desempenho de um organização é aceitável ou satisfatório, portanto, quando os problemas dos usuários são resolvidos por meio da utilização correta dos recursos.
Duas palavras são usadas para indicar que uma organização tem desempenho de acordo com as expectativas dos usuários e das pessoas que mobilizaram os recursos: eficiência eficácia. EFICIÊNCIA: AUSÊNCIA DE DESPERDÍCIOS / EFICÁCIA: CAPACIDADE DE REALIZAR RESULTADOS.
EFICIÊNCIA: USO ECONÔMICO DE RECURSOS / EFICÁCIA: GRAU DE REALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS.
EFICIÊNCIA: MENOR QUANTIDADE DE RECURSOS PARA PRODUZIR MAIS RESULTADOS / EFICÁCIA: CAPACIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS.
Eficácia é a palavra usada para indicar que a organização realiza seus objetivos. A capacidade de realizar resultados e resolver problemas, ou seja, fazer o que tem que ser feito. Quanto mais alto o grau de realização de objetivos, mais eficaz a organização é.
Eficiência é a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente ou de maneira econômica, seus recursos. Quanto mais alto o grau de produtividade ou economia na utilização de recursos, mais a organização é eficiente. Em muitos casos, isso significa utilizar menor quantidade de recursos para produzir mais.
Resumindo: Eficiência significa fazer o que tem que ser feito da melhor maneira possível.
As organizações podem ser extremamente ineficazes e ineficientes, ou as duas coisas ao mesmo tempo, e criar mais problemas em vez de resolver. Tudo depende da forma como as organizações são administradas.
FONTE: MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.