Eficiencia Energética
Estima-se que anualmente 10% de toda energia gerada no Brasil seja desperdiçada (ABESCO). Energia suficiente para abastecer os estados do Rio de Janeiro e Ceará por um ano ou compensar o aumento da demanda nacional por dois anos.
O setor industrial brasileiro consome cerca de 40% da energia elétrica do país, e 2/3 dessa energia são utilizados em sistemas motrizes. A redução do consumo de energia pelo uso mais eficiente proporciona à indústria mais competitividade e produtividade, além de maior disponibilidade de energia e redução de impactos ambientais.
É mais barato investir em ações para redução do consumo do que na expansão da oferta de energia no país.
Custo Marginal de Expansão(CME):
R$ 113,00/MWh (Plano Decenal de Expansão de Energia 2019-EPE/MME)
Custo da Energia Conservada (CEC):
R$ 83,52 /MWh (PEE Indústria - Celesc 2012/2013)
Confira abaixo alguns dos principais caminhos para a redução do consumo de energia na força motriz:
1. A modernização de sistemas industriais (injetoras e extrusoras de plástico, sistemas de bombeamento, ventilação e refrigeração, filtros de manga, torres de resfriamento, silos etc.) permite até 60% de redução de consumo e são ações de rápida implementação.
2. A substituição de motores antigos por novos, com tecnologia de alta eficiência, diminui as perdas de energia elétrica. Apesar de tratar-se de uma ação simples, é importante que a empresa tenha uma política de continuamente avaliar os motores antigos, principalmente no momento em que há a necessidade de manutenção. Talvez seja uma boa oportunidade para diminuir o desperdício de energia elétrica.
3. O motor em operação, quando dimensionado adequadamente, evita desperdício de energia elétrica. Certifique-se de que os equipamentos que operam por um maior número de horas na sua indústria estejam corretamente dimensionados.