Eficiencia energética
ALUNO: DANIEL AZEVEDO TURMA: 0134
TEMA: novas Células solares orgânicas
02/12/12 de dezembro.
INTRODUÇÃO
Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica.
No seu movimento de translação, a Terra recebe 1.410 W/m² de energia, desta, aproximadamente 19% é absorvida pela atmosfera e 35% é refletida e espalhada pelas nuvens. As plantas utilizam um pequeno espectro desta energia no processo de fotossíntese. A radiação solar, juntamente com outros recursos energéticos, tal como a energia eólica, hidroeletricidade e biomassa, são responsáveis por grande parte da energia renovável disponível na terra. Apenas uma minúscula fracção da energia solar disponível é utilizada. A superfície total da Terra recebe 174 petawatts (174 seguido de quinze zeros) de radiação solar (insolação). Dessa radiação, cerca de 30% é refletida para o espaço, enquanto o restante é absorvida pelos mares e massas terrestres. O espectro da luz solar na superfície da Terra é mais difundida em toda a gama visível e infravermelho e uma pequena gama de radiação ultravioleta.
A conversão da luz do Sol em eletricidade é praticamente feita por meio de células fotovoltaicas. Tais células utilizam elementos semicondutores e hoje tem aplicações mais amplas do que suprir energia aos engenhos aeroespaciais. Um forte incremento na procura de novas formas de produção de energia elétrica baseadas em fontes limpas e renováveis, a radiação solar em energia elétrica, é uma das formas de responder a esse grande desafio da humanidade.
A capacidade mundial instalada de energia solar em 2004 era de 2,6 GW, cerca de 18% da capacidade gerada por hidroelétrica de Itaipu. Os principais países produtores, curiosamente, estão situados