EFICIENCIA ENERGETICA
Em 2001, o Brasil viveu o racionamento de Energia Elétrica, o qual vez cresce em todo o país interesse de investimentos de economia desta fonte. A necessidade de sistema confiavais, e a cobrança por conservação Ambiental reforçam os projetos e os interesses que as empresas têm que demonstrar em ralação a Eficiência Energética na Geração, distribuição e consumo Final.
O conceito de eficiência Energética é a otimização de perdas e na conservação de energia primária em energia útil. As Industrias são responsáveis por 1/3 da utilização da energia elétrica no Brasil, alem de algumas fabricares bens de consumo energético. O estudo de Eficiência Energética na Industria pode contribui com o desenvolvimento estratégico da organização.
O Governo possui um importante papel no setor energético, a qual tem ações e estudos de desenvolvimento de normas regulamentadora para a Eficiência Energética. As grandes indústrias seram vista como empresas Verdes, conscientes com o consumo de energia elétrica e com a emissão de gás carbono.
Crescimento sustentado, respeito ao meio ambiente e preservação dos recursos naturais. Esses três conceitos, longe de construírem uma utopia, representam, postura obrigatória da empresas que desejam manter e ampliar seus negócios, definindo claramente aqueles que permanecerão no mercado.
A Eficiência Energética vem ocupando umespaço nprivilegico junto aos setores industriais, acadêmicos e financeiros sintonizadas com um nova postura frente ao nosso meio.
Tecnologias para a Eficiência Energética
Nesta secção apresentam-se algumas das potenciais economias de energia mais frequentemente detectadas na indústria portuguesa. As medidas foram agrupadas em duas categorias distintas:
Tecnologias de processo
Alterações tecnológicas ao nível do processo produtivo. Consideram-se neste caso medidas de implementação mais complexa e que envolvem habitualmente investimentos