politica
201121176
Atividade 2.3
DISSERTAÇÃO
Os Modelos Estados Corrompidos
LAVRAS – MG
2013
APARECIDA SOUZA PEREIRA
201121176
Atividade 2.3
DISSERTAÇÃO
Os Modelos Estados Corrompidos
Trabalho apresentado ao Professor Leonardo Mees em cumprimento as exigências da disciplina FILOSOFIA POLITICA I ,do curso de Licenciatura em Filosofia.
LAVRAS – MG
2013
DISSERTAÇÃO
Os Modelos Estados Corrompidos e os Homens que o constituem
“Então não deveríamos, as sequencia, passar ás formas inferiores, ou seja, a alma do individuo amante das honras, seguido pelo oligárquica , democrática ou tirânica”(545 - a)
Na obra A República, onde o principal objetivo é tecer e fazer alusão descritiva de um Estado Ideal, no entanto Platão assevera também podem ser classificados de Estados Reais , e estes estados estão e são corrompidos , no livro VIII são apresentadas quatro formas apodrecidas de governo , a saber : timocracia, oligarquia, democracia e tirania
Nos estudos passados vimos as características de um governante ideal para um estado ideal , já nos estados corrompidos seus governantes também são corrompidos , afinal , a sociedade é composta de pessoas e são estas pessoas que fazem o estado . O Estado Corrompido é retrato fiel aos seus governantes.
Nos textos lidos , notamos que os governantes de estados corrompidos tem inclinações que são opostas aos governantes dos estados ideais . O governante do estado timocrático , é um amante de honras , o governante oligárquico é um amante do dinheiro e da riqueza , o governante democrático é descontrolado na liberdade , isso se transforma em quase anarquia e descontrole , já o governante tirânico se sobrepõe através da violência e ditadura .
Analisemos alguns trechos de A República sobre esses governos.
“... a forma de governo baseada no amor ás honras? Desconheço uma outra designação para ela , mas deveria ser chamada de Timocracia ou