Eficiencia do Mercado
A Hipótese de Eficiência de Mercado: Evidência da
Forma Fraca na Bolsa de Valores de São Paulo
Autores:
Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
Wilson Toshiro Nakamura
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Correia de Lemos, 390 – 62 Saúde 04140-000 São Paulo/SP e-mail: wtnakamura@mackenzie.com.br tel: (11) 275-1970
Estudante de Mestrado em Administração de Empresas
Patrícia Carvalho Pessoa de Mendonça
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Al. Santos, 1398 – 95 Cerqueira César 01418-100 São Paulo/SP e-mail: pcpmendonca@yahoo.com.br tel: (11) 9126-4800
A Hipótese de Eficiência de Mercado:
Evidência da Forma Fraca na Bolsa de Valores de São Paulo
Resumo
A Hipótese de Eficiência de Mercado afirma que os preços refletem todas as informações relevantes disponíveis sobre um determinado ativo em um mercado eficiente. Ou seja, em mercados eficientes deve ser impossível, examinando as características de investimentos correntes, discriminar entre investimentos lucrativos e não lucrativos no futuro – lucrativos no sentido de se obter retornos maiores do que normalmente se esperaria, dado o risco.
A Hipótese de Eficiência de Mercado é provavelmente uma das teorias mais conhecidas e mais polêmicas da moderna teoria de finanças. Enquanto alguns pesquisadores e estudiosos a defendem veementemente, outros a contradizem. O objetivo desse trabalho é, à luz dos conceitos estudados na literatura referente ao assunto e de pesquisas realizadas, verificar a aplicabilidade da Hipótese de Eficiência de Mercado, sob a forma fraca, no mercado de capitais brasileiro.
1. Apresentação
Introdução
Será que as ações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo - BOVESPA refletem consistentemente toda a informação relevante disponível? A resposta a essa pergunta é de primordial importância tanto para os investidores quanto para os