Efeitos imediatos da produção mecanizada sobre o trabalhador
São Paulo – 2013
EFEITOS IMEDIATOS DA PRODUÇÃO MECANIZADA SOBRE O TRABALHADOR
Trabalho de aproveitamento do curso de Metodologia do curso de Administração das Faculdades Campos Elíseos
Trabalho de aproveitamento do curso de Metodologia do curso de Administração das Faculdades Campos Elíseos
São Paulo – 2013
Sumário
INTRODUÇÃO 3 EFEITOS IMEDIATOS DA PRODUÇÃO MECANIZADA SOBRE O TRABALHADOR 4 EXERCÍCIOS 7 CONCLUSÃO 9 BIBLIOGRAFIA 10
INTRODUÇÃO
Trabalho da disciplina estrutura lógica do pensamento científico ministrada pela professora Larissa. O intuito desta atividade é fazermos uma análise sobre o cenário no qual foi instituído o trabalho com uso de mão de obra feminina e infantil e como os empregadores e pais dos menores trabalhadores se portavam dentro deste cenário.
EFEITOS IMEDIATOS DA PRODUÇÃO MECANIZADA SOBRE O TRABALHADOR
O ponto de partida da grande indústria constitui, como foi mostrado, a revolução do meio de trabalho, e o meio de trabalho revolucionado assume sua configuração mais desenvolvida no sistema articulado de máquinas da fábrica. Antes de vermos como a esse organismo objetivo é incorporado material humano, consideremos algumas repercussões gerais daquela revolução sobre o próprio trabalhador.
a) Apropriação de forças de trabalho suplementares pelo capital.
Trabalho feminino e infantil
À medida que a maquinaria torna a força muscular dispensável, ela se torna o meio de utilizar trabalhadores sem força muscular ou com desenvolvimento corporal imaturo, mas com membros de maior flexibilidade. Por isso, o trabalho de mulheres e de crianças foi a primeira palavra-de-ordem da aplicação capitalista da maquinaria! Com isso, esse poderoso meio de substituir trabalho e trabalhadores transformou-se rapidamente num meio de aumentar o número de assalariados, colocando todos os membros da família dos trabalhadores, sem distinção de sexo nem idade, sob o