Efeitos do Ruído no Trabalhador
FELIPE RAVICCINI ZAMBIANCO
IMPORTÂNCIA DO USO CORRETO DOS PROTETORES AURICULARES NA PREVENÇÃO DOS EFEITOS DO RUÍDO NO TRABALHADOR
Piracicaba - 2010
ETEC CEL. FERNANDO FEBELIANO DA COSTA
FELIPE RAVICCINI ZAMBIANCO
IMPORTÂNCIA DO USO CORRETO DOS PROTETORES AURICULARES NA PREVEÇÃO DOS EFEITOS DO RUÍDO NO TRABALHADOR
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na ETEC. Cel. Fernando Febeliano da Costa para a obtenção do título de Técnico em Segurança no Trabalho.
Orientador: Prof.º Lúcio Antonio Lemes
Piracicaba – 2010
“A cegueira separa o homem das coisas.
A surdez separa o homem do homem”. Helen Keller
RESUMO
Dentre os agentes nocivos à saúde, confere-se ao ruído, um dos mais presentes nos ambientes urbanos e sociais, principalmente nos locais de trabalho e nas atividades de laser. Existem medidas eficazes para o controle do ruído e o Equipamento de Proteção Individual auricular (EPIa) é o mais utilizado na prevenção da Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), sendo que, uma vez instalada, a perda auditiva é irreversível. A perda auditiva vem sendo estudada com forte afinco desde o final do século XIX, desde então, diversas áreas do conhecimento têm realizado estudos com o objetivo de diminuir ou extinguir o problema.
O objetivo principal desse assunto é mostrar a importância do uso do protetor auricular de inserção ou de concha, na prevenção da Perda Auditiva Induzida por Ruído ( PAIR ) e qual a forma correta do uso e higienização de ambos os tipos de protetor, inserção ou concha.
Palavras Chaves: ruído; equipamentos de proteção individual auricular; perda auditiva induzida por ruído; irreversível.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 - Modelo de Protetores