Efeitos do cigarro
[pic]
O hábito de fumar é prejudicial à saúde, influenciando negativamente a capacidade física.
A nicotina é a principal substância presente no fumo e, certamente, a mais prejudicial . O monóxido de carbono é outro componente da fumaça do cigarro que também prejudica a performance em atividades aeróbicas.
Porque as pessoas fumam?
O ato de fumar, aparentemente, reduz a ansiedade e auxilia as pessoas a se socializarem.
A fumaça do cigarro causa sensações desagradáveis no início, mas assim que a pessoa se vicia, o cigarro se torna uma necessidade. Segundo Finnegan e col. (1945), a dependência ao tabaco resulta da ação da nicotina sobre o sistema nervoso central.
Existem até casos absurdos de pessoas que escolhem fumar para conseguir emagrecer, o que é um grande equívoco .
De que é feito o Cigarro?
Além da nicotina, existem no cigarro uma série de substâncias como: cancerígenos, compostos radioativos, irritantes das vias respiratórias, alcatrão, monóxido de carbono e outros gases.
Mas a principal substância é a nicotina que é transferida para a fumaça e penetra no corpo através do sistema respiratório.
Sua velocidade de absorção no pulmão é comparável a de uma injeção intravenosa. Testes feitos com ratos observaram que a nicotina, ao ser injetada, se concentrava em locais como os rins, cérebro (maior concentração), supra-renais (maior concentração), fígado, intestino, miocárdio, glândulas salivares e retina.
Efeitos no organismo:
A nicotina tem um efeito estimulante assim que absorvida, apresentando fases estimulantes e depressoras do sistema nervoso central após sua absorção.
Ela também provoca um aumento da freqüência cardíaca, na freqüência respiratória e na pressão arterial por mecanismos diferentes de sua ação nas junções neuroefetoras, ou seja, aumentando o metabolismo geral sobrecarregando os sistemas e fazendo o corpo pagar caro por isso.
Testes feitos com cães, gatos e peixes