O perfil da classe c
VISÃO DO TRABALHO
O presente artigo aborda o aumento e o perfil do consumidor da classe C, no Brasil.
Comportamento este, que pode variar quanto ao grau de complexidade dependendo do nível de envolvimento do consumidor com a compra. Este envolvimento influencia no processo de decisão de compra que possui várias influências, podendo ser ambientais, as diferenças individuais e os fatores pessoais. Além desses fatores, é preciso levar em conta o que cada indivíduo é, seu comportamento como consumidor, as influências psicológicas, pessoais, sociais e culturais que este pode possuir anteriormente a decisão de compra. A pesquisa possui caráter bibliográfico e foi desenvolvida utilizando-se diversas fontes como livros, artigos em periódicos científicos e meios eletrônicos. Através do modelo de influência de consumidores, desenvolvido por Philip Kotler (1998), o artigo esboça os principais fatores que influenciam o consumidor em suas escolhas. Neste contexto, apresenta-se pesquisas realizadas no Brasil que determinam o perfil do consumidor da classe C, suas preferências e necessidades e sugere-se ações a serem desenvolvidas pelos empresários a fim de conquistar esta importante parcela de consumidores brasileiros.
Palavras chave: comportamento do consumidor e classes sociais, com foco na Classe “C”
INTRODUÇÃO
Para a estruturação desse trabalho foram feitas muitas pesquisas e aproveitados muitos dos resultados dessas pesquisas e leituras. Foi feito também um resumo da estruturação do cenário de mercados e serviços, bem como de sua competitividade para chegar ao gosto desse novo consumidor que entra em cena como protagonista de uma ascendente Classe Social que já há alguns anos está chamando a atenção dos sociólogos e economistas. Podemos dizer que:
Em tempos de globalização, competitividade de mercado, marcada pela rapidez tecnológica e crises financeiras que abalam os mercados, os empresários não podem ficar no