Efeitos do ciclo de vida sobre as compras
De acordo com os perfis de consumidor e características das famílias modernas, notamos muitas diferenças nos padrões de consumo, porém muitas semelhanças em certos tipos de famílias que se formam atualmente.
Jovens na casa dos 20 anos de idade por exemplo, representam menos de 4% de todo gasto em aparelhos domésticos mas, as despesas nas categorias como roupas, combustíveis e eletrônicos estão bem acima da média geral. De acordo com faixa etária de idade, estado civil, quantidade de filhos entre outras características, estruturas familiares diversificadas são construídas e, formas de tomadas de decisão em relação a compras e aquisições para a famílias também.
A tomada de decisão Familiar
Essas decisões de consumo de acordo com cada tipo de família varia muito, pois o poder da tomada de decisão pode estar concentrado em um membro ou dois, ou também em nenhum, sendo que os papéi dos membros de uma família nos dias de hoje não são mais padronizados como a 30 anos atrás. Existem duas formas básicas de tomadas de decisão na família, uma é chamada decisão de compra concensual, que ocorre quando os membros concordam a respeito de uma compra e a outra é a decisão de compra por acomodação que acontece quando os membros da família tem diferentes preferências e não chegam a um consenso em relação a uma aquisição, neste caso deve ser utilizado o bom senso e acordos para que pelo menos a compra satisfaçam o mínimo de cada componete do grupo. Quando não há correspondência completa nas preferências da família, ocorrerá o conflito, estão quase sempre presente pois num geral é difícil agradar a todos, principalmente se os membros tiverem opiniões fortes e a família for grande.
Em relação aos conflitos, existem fatores específicos que demonstram o nível do conflito na decisão familiar, são quatro: Necessidade interpessoal, envolvimento e utilidade do produto, responsabilidade e poder.
No caso do conflito em nível de