efeitos de alcool e drogas no snc
Falta de coordenação motora, euforia, falta de atenção, lapsos de memória e pensamentos incoerentes são alguns dos sinais mais comuns que indicam que você exagerou na dose. Fique atenta, pois o consumo de álcool pode gerar danos à saúde de forma direta e indireta: “O uso abusivo de álcool está relacionado a traumas, acidentes, agressões, coma alcoólico, hepatite aguda e arritmias. Também afeta diversos órgãos e principalmente o sistema nervoso, fígado, pâncreas e músculos”, destaca Antonio Beuttenmuller Gonçalves Silva, neurologista do Hospital São Camilo (SP).
Conversamos com especialistas no assunto para tirar as dúvidas mais frequentes sobre os aspectos que envolvem o álcool e seu impacto no sistema nervoso. Confira:
Todo mundo sabe que o álcool faz mal para o fígado, mas... E para o cérebro? O consumo de álcool em excesso gera uma série de alterações agudas e crônicas no sistema nervoso. O cérebro sofre, assim como os nervos periféricos. “A substância traz comprometimento agudo e imediato da função de algumas regiões e, com o passar dos anos, gera alterações estruturais irreversíveis podendo levar a problemas como demência e neuropatia periférica”, explica o neurologista Leandro Teles (SP).
Por que quando bebemos ficamos confusos e sem coordenação motora?
“O álcool é solúvel em água e rapidamente absorvido no estômago e intestino. Inicialmente causa liberação de opióides endógenos, causando euforia. Posteriormente, ativa receptores inibitórios GABA e inibe receptores excitatórios glutamato, causando efeitos sedativos, ansiolíticos, falta de coordenação e distúrbios cognitivos”, conta Antonio Beuttenmuller.
+ pergunte ao especialista
Botox na gravidez. Pode?
É possível reverter a laqueadura?
Por que as mulheres gostam tanto de chocolate?
Como o álcool destrói os neurônios e suas conexões?
O álcool age negativamente no sistema nervoso por diversas vias. Primeiro, há uma toxicidade direta da substância ao corpo