Interação de medicamento e alimento
Os alimentos que ingerimos quando em associação com um tratamento medicamentoso podem modificar o efeito desses medicamentos, podendo causar tanto efeitos benéficos ou indesejáveis. Confira dúvidas frequentes sobre essa questão:
1. Alimentos podem prejudicar a ação dos medicamentos?
Sim, alguns medicamentos quando ingeridos com certos alimentos podem ter sua ação modificada, por meio da diminuição ou aumento do efeito esperado, também pode ocorrer a exacerbação de um possível efeito colateral.
Quando um medicamento não puder ser ingerido com alimento, ele deve ser tomado em jejum ou de estômago vazio (1 hora antes ou 2 horas após uma refeição).
Exemplos:
A Varfarina é um anticoagulante usado na prevenção das tromboses, deve ser ingerida de estômago vazio uma vez que alguns alimentos podem diminuir a sua ação.
O Ciprofloxacino é um antibacteriano que quando ingerido com leite ou produtos a base de leite (iogurte, queijo) pode ter sua ação diminuída, pois o cálcio, que é uma substância presente no leite e faz com que o medicamento não seja adequadamente absorvido.
O Diazepam atua como calmante e pode interagir com os nutrientes de uma dieta rica em lipídeos. Esses nutrientes provocam redução na eliminação renal do medicamento, fazendo com que a substância permaneça mais tempo no organismo, e que potencialize o efeito da droga, podendo levar o usuário à intoxicação. 2. Como deve ser feita a ingestão de medicamentos com a alimentação?
Sempre pergunte ao médico como os medicamentos que ele prescreveu devem ser tomados, se em jejum ou estômago vazio, ou com uma refeição leve ou completa.
A não ser que seu médico ou farmacêutico lhe oriente de outra forma, os medicamentos devem ser tomados com água. Não tome medicamentos com bebidas alcoólicas, leite, refrigerantes e também bebidas quentes como chás.
Ao adquirir os medicamentos prescritos pelo médico em uma farmácia de sua confiança, peça orientação do