ANALISE GRAVIMETRICA
As determinações gravimétricas tradicionais tratam da transformação do elemento, íon ou radical, a ser determinado, em um composto puro e estável, adequado para a pesagem direta, ou que possa ser convertido em outra substância química que possa ser quantificada sem muita dificuldade.
No procedimento de uma análise gravimétrica, devem-se observar as etapas sucessivas que compõem esse tipo de análise, a saber:
Preparação da amostra (pesagem);
Preparação da solução (ataque da amostra);
Precipitação e digestão;
Filtração;
Lavagem;
Calcinação ou secagem; Pesagem;
Cálculos.
Alguns exemplos de analise gravimétricas são: precipitação química, eletrodeposição, volatilização ou Extração.
Precipitação
É adicionada a amostra uma substância a qual reage com a amostra, com a finalidade de formar um precipitado que separe da amostra a substancia a qual se que purificar. Para uma maior purificação os precipitados devem ser insolúveis na grande maioria dos solventes, não reagir com o ar ou água e ser fácil de filtrar.
Volatilização
Só pode ser feito na amostra se a substancia a qual se quer purificar for à única volátil. Pode ser de maneira direta ou indireta. Direta quando evaporamos a substancia em questão e usamos outra para absorvê-la previamente pesada, após a evaporação e absorção da substancia em questão