Efeitos da radiação nos seres humanos
DISCIPLINA DE BIOLOGIA
PROF.
EFEITOS DA RADIAÇÃO NOS SERES HUMANOS
Lucas P.
202
Porto Alegre
Abril/2014
Efeitos da radiação nos seres humanos
A exposição à radiação gerada pela fissão nuclear pode trazer sérios danos à saúde.
A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação das células.
O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que o a exposição prolongada ao sol. Portanto, um contato com partículas radioativas pode deixar a pele do indivíduo totalmente danificada, uma vez que as células não resistam ao calor emitido pela reação.
A ionização e fragmentação das celular implicam em problemas de mutação genética durante a gestação de fetos, que nascem com graves problemas de má formação.
As partículas radioativas têm alta energia cinética, quando tais partículas atingem as células dentro do corpo, elas provocam a ionização celular. Células transformadas em íons podem remover elétrons, portanto, a ionização celular enfraquece as ligações, e o resultado são células modificadas e, consequentemente, mutações genéticas.
Radiação de aparelhos eletrônicos, Raios-X e antenas
Existem dois tipos de emissões: a ionizante e a não ionizante. A ionizante é aquela que produz ou é formada por íons, ou seja matéria. Como exemplo os Raios-X, as emissões provocadas por elementos radioativos (Radio, Urânio, Plutônio, etc). Estas radiações são extremamente danosas e devem ser evitadas como contato contínuo. Por este motivo é que pessoas que lidam com Raios-X e materiais radioativos diversos e em todas as suas formas devem se precaver.
O outro tipo de emissão, que não é ionizante, é a emissão de radiofrequência que se encontra ao nosso redor no dia-a-dia. Desde a rede elétrica de 60 Hz, passando pelas emissoras de Televisão e