Efeitos Biológicos da Radiação X em seres humanos
Este trabalho visa de forma clara e sucinta através de estudo da literatura atual, avaliar e explicar os efeitos biológicos causados sem seres humanos através da exposição à radiação X. Os Autores do trabalho esperam que ao final do mesmo ele resulte em um guia simples e de fácil entendimento a respeito dos assuntos aqui tratados.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 13
2 ORGANIZAÇÃO DE TECIDOS BIOLÓGICOS. 14
3 AÇÃO DA RADIAÇÃO NAS MOLÉCULAS BIOLÓGICAS 14
4 IONIZAÇÃO E SEUS EFEITOS EM TECIDOS 14
5 IONIZAÇÃO E SEUS EFEITOS NO DNA. 15
6 EFEITOS AGUDOS E CRONICOS......................................................................15
REFERÊNCIAS 17
1 INTRODUÇÃO
Visando um melhor entendimento à respeito dos efeitos realizados pela Radiação X em tecido biológico, é necessário primeiro entender alguns aspectos de radiação.
“Radiação é uma forma de propagação de energia pelo espaço. Se acompanhada de matéria chama-se radiação corpuscular. Quando feita apenas de energia ,chama-se radiação eletromagnética.” (PRANDO Adilson. Fundamentos de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Elsevier Editora Ltda 2007).
Tendo em vista a passagem acima citada, podemos afirmar que toda e qualquer propagação de energia através de espaço ou matéria pode ser considerada como radiação, Elas são Divididas em Dois grandes Grupos:
RADIAÇÃO CORPUSCULAR: Que nada mais é do que a radiação acompanhada de matéria.
RADIAÇÃO NÃO CORPUSCULAR ou ELETROMAGNÉTICA: Esta é a radiação propagada em forma de ondas pelo espaço e não acompanhada por matéria. Porém tanto a radiação corpuscular quanto a eletromagnética também podem se dividir em mais dois grandes grupos:
RADIAÇÃO IONIZANTE: Possuem capacidade de extrair elétrons das camadas de valência dos Átomos.
RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE: Não possuem capacidade de extrair elétrons das camadas de valência dos Átomos. “ Raios X são uma radiação eletromagnética indiretamente ionizante que pode ser originada