Efeitos da energia
DESVANTAGENS E IMPACTOS AMBIENTAIS
- Inundam áreas extensas de produção de alimentos e florestas;
- Alteram fortemente o ambiente e com isso prejudicam muitas espécies de seres vivos, exemplo: interferem na migração e reprodução de peixes. - Alteram o funcionamento dos Rios;
- Alteram a paisagem das margens pela indução de atividades humanas ligadas a presença dos reservatórios;
- Geram resíduos nas atividades de manutenção de seus equipamentos; - Boa parte das florestas inundadas se decompõe produzindo metano, um gás que contribui para o efeito estufa.
- O represamento do rio diminui o nível da água abaixo da represa; desabriga pessoas e animais; provoca a salinização da água (no semiárido);
- A inundação danifica sítios arqueológicos; indisponibiliza terras férteis; provoca pequenos tremores de terra, devido ao peso da água e às acomodações do terreno.
- A represa interfere na piracema.
- Provoca alterações climáticas que irão comprometer a fauna e flora que não se adaptarão a essas mudanças.
- Provoca doenças e impede o crescimento da população ribeirinha, atrapalhando a vida das pessoas.
APLICAÇÕES DOS EFEITOS QUIMICOS Este efeito pode ser observado, em particular, na eletrolise da água (ver unidade 3 de Química). A eletrolise da água é a decomposição química da água (em oxigênio e hidrogênio gasosos) usando a corrente elétrica. A água é boa condutora graças a iões dissolvidos. Em muitas indústrias químicas fabricam-se produtos graças à corrente elétrica, que desencadeia ou aumenta a rapidez de determinadas transformações químicas. É o que acontece, por exemplo, para obter revestimentos metálicos de certos objetos. Nas pilhas ocorre um fenômeno de certa forma inverso do que estamos a tratar, isto é, a corrente elétrica é gerada a partir de uma reacção química. Quando os reagentes na pilha são totalmente consumidos, a reacção química termina e deixa de haver corrente - nessa altura a pilha está "gasta".