Efeitos biologicos da radiação, dosimetria, lixo radioativo
EFEITOS BIOLÓGICO DAS RADIAÇÕES
Os efeitos biológicos da radiação são a conseqüência de uma longa série de acontecimentos que se inicia pela excitação e ionização de moléculas no organismo. Como visto anteriormente, as radiações interagem com as células produzindo ionização e excitação dos átomos que constituem as mesmas. As moléculas podem receber diretamente a energia das radiações (efeito direto) ou por transferência de outra molécula (efeito indireto).
Como sabemos, as células possuem 80% de água, assim a radiólise (decomposição da molécula de água por ação da radiação) produz água oxigenada elemento tóxico para as células, e radicais livres de oxigênio que podem formar outras substâncias nocivas às células.
Como efeitos diretos sobre as células ocorrem:
• ação sobre a membrana celular: a radiação pode provocar mudanças na estrutura química da membrana celular provocando alteração na sua capacidade de permeabilidade seletiva.
• ação sobre o DNA: é o DNA que responde pela descendência dos indivíduos, e assim a interação da radiação pode provocar alterações e mutações genéticas. A seguir estão relacionados alguns conceitos dos tipos de efeitos biológicos, características, classificações e também conceitos referentes às doses de radiação relacionadas a esses efeitos.
CLASSIFICAÇÃO DOS EFEITOS
✓ Efeitos Somáticos
Surgem do dano nas células do corpo e o efeito aparece ns própria pessoa irradiada. Dependem da dose absorvida, da taxa de absorção da energia da radiação, da região e da área do corpo irradiada. são efeitos biológicos que causam dano diretamente ao indivíduo (câncer leucemia, tumores, etc.) não se transmitindo aos filhos.
✓ Efeitos genéticos
São efeitos que surgem no descendente da pessoa irradiada, como resultado do dano produzido pela radiação em células dos órgãos reprodutores, as gônadas. Tem caráter cumulativo e