Radiotividade
A ESTRUTURA DA MATÉRIA E O ÁTOMO
Todas as coisas existentes na natureza são constituídas de átomos ou suas combinações. Atualmente, sabemos que o átomo é a menor estrutura da matéria que apresenta as propriedades de um elemento químico.
A estrutura de um átomo é semelhante à do Sistema Solar, consistindo em um núcleo, onde fica concentrada a massa, como o Sol, e em partículas girando em seu redor, denominadas elétrons, equivalentes aos planetas. Como o Sistema Solar, o átomo possui grandes espaços vazios, que podem ser atravessados por partículas menores do que ele.
Modelo atômico de Ruther-ford; núcleo pequeno, denso e eletricamente positivo, envolto por elétrons em suas órbitas.
ESTRUTURA DO NÚCLEO
O núcleo do átomo é formado, basicamente, por partículas de carga positiva, chamadas prótons, e de partículas de mesmo tamanho, mas sem carga, denominadas nêutrons. O número de prótons (ou número atômico) identifica um elemento químico, comandando seu comportamento em relação aos outros elementos. O elemento natural mais simples, o hidrogênio, possui apenas um próton; o mais complexo, o urânio, tem 92 prótons, sendo o elemento químico natural mais pesado.
ELEMENTOS QUÍMICOS NATURAIS
OS ISÓTOPOS
O número de nêutrons no núcleo pode ser variável, pois eles não têm carga elétrica. Com isso, um mesmo elemento químico pode ter massas diferentes. Átomos de um mesmo elemento químico com massas diferentes são denominados isótopos.
O hidrogênio tem três isótopos: o hidrogênio, o deutério e o trítio.
O urânio, que possui 92 prótons no núcleo, existe na natureza na forma de três isótopos:
* U-234, com 142 nêutrons; * U-235, com 143 nêutrons; * U-238, com 146 nêutrons no núcleo (99,3%).
RADIOTIVIDADE
O esquecimento de uma rocha de urânio sobre um filme fotográfico virgem levou à descoberta de um fenômeno interessante: o filme foi marcado por “alguma coisa” que saía da rocha, na