Trabalho de ciências
titulo: A importância da luz para o desenvolvimento do feijão.
objetivo: Despertar a atenção e o interesse das crianças pelo mundo em que vivem, pelo reconhecimento das fases e transformações dos seres vivos, seja flores, frutos, animais, plantas etc. Identificar as necessidades básicas para a germinação das sementes.
Justificativa: com o ensino de ciências esperamos tornar nossos alunos hábeis observadores, pois uma observação cuidadosa e exata é essencial ás atividades realizadas pelos alunos, pois eles conhecerão melhor os fenômenos que os cercam.
Introdução: O ensino de Ciências Naturais é espaço privilegiado em que as diferentes explicações sobre o mundo, os fenômenos da natureza e as transformações produzidas pelo homem podem ser expostos e comparados. É espaço de expressão das explicações espontâneas dos alunos e daquelas oriundas de vários sistemas expletivos. Contrapor e avaliar diferentes explicações favorece o desenvolvimento de postura reflexiva, crítica, questionadora e investigadora, de não-aceitação a priori de idéias e informações. Possibilita a percepção dos limites de cada modelo explicativo, inclusive dos modelos científicos, colaborando para a construção da autonomia de pensamento e ação. .
desenvolvimento: Foi realizado uma experiência com as crianças do 2º ano fundamental com a finalidade de mostrar a eles a importância da luz no desenvolvimento da semente do feijão. Reunir as crianças de maneiras que todos possam ver as sementes de feijão. Iniciar a aula explicando que uma semente modifica-se quando recebe luz, e cada modificação pode ser descrita por meio de exame cuidadoso da semente antes e depois das mudanças. Plantar sementes de feijão em copinhos de terra adubada. Deixar os copinhos em uma mesinha próximo de uma janela para que peguem claridade e não se esquecer de regá-los. Plantar em outros copinhos, sementes e guarda-las no armário, onde elas não peguem