efeitos biologico e ricos aos raios x
AOS RAIOS X
“Conhecer os efeitos biológicos dos raios-x é fundamental para usar a radiação como um meio seguro de auxiliar de diagnóstico.”
A radiação provoca efeitos deletérios ao organismo, independentemente da quantidade de exposição. Obviamente, uma pequena quantidade de radiação não será suficiente para provocar uma manifestação clínica ou genética, mas certamente provocará uma reação celular com quebra e desorganização de molécula.
Não se conhecem, com precisão, os efeitos biológicos da radiação para pequenas doses tanto para desenvolver uma lesão (nível somático), como para provocar mutação (nível genético). Em nível somático, ocorre destruição de tecidos em que a radiossensibilidade é maior, como o tecido vascular, sexual e oftálmico. Em nível genético, as mutações ocorrem por quebras de cromossomos que contêm os genes, ocorrendo reorganização aleatória e alterando o padrão hereditário.
Classificação:
Efeitos DETERMINÍSTICOS somáticos
Efeitos ESTOCÁSTICOS somáticos
Efeitos ESTOCÁSTICOS genéticos
Efeitos determinísticos somáticos: São os efeitos deletérios para o corpo de uma pessoa. Ex: eritema e catarata.
Efeitos estocásticos somáticos: São aqueles que podem se desenvolver.
Seu desenvolvimento é aleatório. Ex.: Leucemia e certos Tumores.
Como os Raios X Causam Danos?
Efeito Direto: no interior da célula
- Incapacidade de transmitir informação
- Replicação anormal
- Morte celular
- Apenas dano temporário (DNA)
Efeito Indireto: como resultado da ionização da água ou de outras moléculas Estas radiações ionizantes causam alterações nos tecidos biológicos interagindo diretamente com os componentes celulares (efeito direto) ou pela radiólise da água (efeito indireto).
Os efeitos das radiações são descritos através dos estudos de radiobiologia, em que são estabelecidas relações de dose/efeito.
Informações genéticas são encontradas no núcleo