RADIOATIVIDADE
Julia Lopes
Karollyne Metzker
Richard Oliveira
Dissertação e pesquisa sobre RADIOATIVIDADE do curso técnico em Adminisração, como forma de avaliação do 3º trimestre, na disciplina de QUÍMICA tendo como professor (a) e orientador (a), RONALDO.
Vitoria
2011
INTRODUÇÃO
Existem na Natureza alguns elementos fisicamente instáveis, cujos átomos, ao se desintegrarem, emitem energia sob forma de radiação. Dá-se o nome de radioatividade justamente a essa propriedade que tais átomos têm de emitir radiação. No nosso trabalho, dissertamos um pouco sobre estes elementos e sua influência em nos dias atuais.
SUMÁRIO
O que é radioatividade 4
Um pouco da história 4
Tipos de radioatividade 5 Raios alfa 5 Raios beta 6 Raios gama 7
Elementos radioativos 8
Leis da Radioatividade 9 1ª Lei: Soddy 9 2ª Lei: Soddy, Fajans, Russel 9 cinética da radioatividade 9
Efeitos biológicos da radioatividade 10
Os dois lados da radioatividade 10 Aplicações da radioatividade 11 O acidente nuclear de Chernobyl 11
Conclusão 13
Referências 14
O QUE É RADIOATIVIDADE
Radioatividade é a propriedade que alguns tipos de átomos instáveis apresentam de emitir energia e partículas subatômicas, o que se convenciona chamar de decaimento radioativo ou desintegração nuclear. As teorias físicas modernas atribuem a origem da radioatividade a um grau de instabilidade interna do átomo (nuclídeo pai), que ao se converter em outro átomo (nuclídeo filho) alcança maior estabilidade.
UM POUCO DA HISTÓRIA
Em 1896, o francês Henri Becquerel descobriu a radioatividade, ele estudava os efeitos da luz solar sobre determinados materiais fluorescentes, como o minério de