Efeito Sabatier
Efeito Sabatier ou Solarização.
O efeito Sabatier é a inversão parcial dos valores tonais de uma imagem a preto e branco ou a cor resultante de um material fotossensível exposto a uma luz actínia durante a fase de revelação do seu processo químico. É designado por solarização ou falsa solarização e é facilmente identificado pela existência de uma estreita linha separando as áreas de luz e de sombra da imagem, o resultado é uma imagem que contém os tons dos contornos positivos e negativos, bem como pronunciados em áreas contrastantes.
Na época das revelações químicas de imagens, a solarização (também conhecida por Sabatier) era um efeito criado pela exposição de uma fotografia parcialmente revelada a um breve flash de luz, completando em seguida a revelação. As áreas coloridas e mais escuras protegem a luz adicional das camadas fotossensíveis, o que tem o efeito de tornar as áreas claras mais escuras e as cores ficarem invertidas na segunda exposição. O resultado faz lembrar uma imagem parcialmente negativa.
Solarização no Photoshop
O controle da intensidade ajuda a antever a solarização, bastando para isso aumentá-la. Com cerca de 50% da intensidade, a imagem mostra o que seria possível de forma química. Se aumentar mais o efeito, irá finalmente ficar uma imagem de um negativo, ou seja, uma etapa de inversão que não é conseguida no papel fotográfico.
O inovador Man Ray, foi um dos mais importantes fotógrafos do sécula XX, com profundas ligações aos movimentos dadaísmo e surrealismo. Entre outras temáticas além das plásticas, fotografou com especial interesse a natureza e o meio urbano.
Com uma notável capacidade de observação e composição, desenvolveu um grande trabalho de laboratório, aprofundando e desenvolvendo técnicas fotográficas como a solarização/efeito Sabatier, os fotogramas, a exposição múltipla e diversas técncias originais de sensibilização e impressão fotográfica. Man Ray representou a figura do artista