Modelo De Pol Tica De Seguran A P Blica
PÚBLICAS
Mariana R. Almeida (EESC/USP) almeidamariana@yahoo.com
Daisy A. N. Rebelatto (EESC/USP) daisy@sc.usp.br
Resumo
Este presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir os principais modelos de avaliação de políticas públicas. Para realização desta pesquisa, o processo metodológico de desenvolvimento das políticas é apresentado por meio de algumas etapas, como: (a) formulação; (b) implementação; e (c) avaliação. Tendo em vista o grande montante de recursos públicos destinados para a consecução dessas políticas, a avaliação do desempenho das políticas é um estudo de grande relevância no atual contexto brasileiro.
Dentre as conclusões extraídas da análise empreendida, para futuras pesquisas, adicionar uma avaliação sobre eficiência em que quantifica cada sistema político por meio de indicadores e modelos matemáticos se torna essencial para obter melhoria no sistema público. Palavras Chaves: Políticas Públicas; Implementação; Avaliação.
Área temática: Políticas Públicas
1. Introdução
O Estado desempenha papel fundamental no desenvolvimento de um país. Para que isso ocorra, os objetivos estratégicos de desenvolvimento requerem um alinhamento entre as funções do Estado e as estruturas econômica e política. No entanto, isso nem sempre se efetiva na prática. Por isso, fundamentou-se um debate polêmico para verificar se o Estado funcionava para o bem estar coletivo ou em favor dos interesses das classes dominantes
(POULANTZAS, 1971), tema que se tornou questão de debate em diversos setores da sociedade .
Seguindo essa linha de discussão e após importantes acontecimentos históricos, dentre os quais a disseminação das idéias liberais e a crise de 1929, que abalou profudamente a economia mundial, surgiu a cultura do bem-estar social (ou Welfare State).
Seu objetivo era construir uma rede de proteção social e políticas compensatórias para incrementar a qualidade de vida da sociedade como um todo.
Em