Efeito estufa
Carla Piazzon Ramos Vieira – 1°E
TRABALHO DE QUÍMICA 3 (Professora: Ivete)
São Paulo, 14 de janeiro de 2013
1. Introdução
A maioria da população mundial só conhece o efeito estufa através dos jornais e sabem no mínimo que está ligado ao aquecimento global e acreditam que ele é prejudicial. Pequena parte da população sabe como ocorre o efeito estufa, suas causas e possíveis soluções. Então vamos tentar explicar de uma forma simples.
1.1 Como ocorre o Efeito Estufa na atmosfera terrestre
Acontece da seguinte forma: os raios provenientes do Sol, ao serem emitidos à Terra, têm dois destinos. Parte deles é absorvida, e transformada em calor, mantendo o planeta quente, enquanto outra parte é refletida e direcionada ao espaço, como radiação infravermelha. Ou seja: cerca de 35% da radiação é refletida de volta para o espaço, enquanto os outros 65% ficam retidos na superfície do planeta. Isso por causa da ação refletora de uma camada de gases que a Terra tem: os gases estufa. Eles agem como isolantes por absorver uma parte da energia irradiada e são capazes de reter o calor do Sol na atmosfera, formando uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que ele escape de volta para o espaço.
1.2 O verdadeiro “vilão” da história
A maioria das pessoas acredita que o efeito estufa é prejudicial, porém estão enganadas, pois o Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra. É imprescindível para manter a temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência. Sem ele, a Terra seria muito fria (menos de 33°C), impedindo o desenvolvimento das espécies.
A má fama do efeito estufa vem da ação do homem, que emite mais gás carbônico e outros gases tóxicos do que a natureza consegue neutralizar, fazendo com que a temperatura se eleve e a poluição se concentre. O excesso desses gases tóxicos forma uma camada que impede que parte dos raios solares