Efeito Doppler
Para a execução do experimento realizado em laboratório, foi montado um esquema utilizando os seguintes elementos: cuba rasa, transparente, com uma lâmina de água, uma fonte de luz intensa iluminando o fundo da cuba, de baixo para cima, e um espelho, colocado sobre a cuba de modo que possa refletir as sombras produzidas pelas perturbações na água numa parede vertical, conforme ilustrado na Figura 1.
(Figura 1;Fonte: ,2014)
Para descrever a propagação de ondas harmônicas numa cuba de ondas, são necessárias algumas grandezas físicas. Uma delas é o comprimento de onda, λ, que é a distância entre vales ou cristas da onda, e sua unidade é o metro (m). Outra unidade importante é a frequência, f, com que a onda é propagada e sua unidade é o Hertz (Hz).Uma relação importante é o fato de com o aumento da frequência o comprimento de onda tende a diminuir, pois como a velocidade de propagação da onda na água e constante, uma variável é inversamente proporcional à outra.
Com o Acionamento do sistema de vibração, eram geradas as ondas na cuba com água, onde a crista é a parte mais elevada da onda e o vale a mais baixa. A distancia entre estas duas regiões representa o comprimento de onda ,λ, como pode ser observado na figura 2.
(FIGURA 2: Distancia entre duas cristas, representando o comprimento de onda, Fonte ,2014)
Notou-se que com mais de uma fonte geradora de onda, aconteceu o fenômeno da interferência. A energia das ondas se soma no momento em que elas se encontram como pode ser observado na figura 3.
(FIGURA 3: Momento em que ocorre a interferência construtiva e destrutiva, Fonte, 2014).
2.1 Interferência construtiva
Quando ocorre interferência entre máximo e máximo, teremos uma amplitude duas vezes maior que a amplitude original. É um caso especial onde a diferença de fase entre as ondas é zero, ou seja, os máximos ocupam a mesma posição. Da mesma forma para os mínimos, quando ocupam a mesma posição. É o que mostra a figura