mae canguru
Profª.:Fernanda Deotti Rodrigues
JUIZ DE FORA
NOVEMBRO/2014
Uma parceria entre a Unidade de Tratamento IntensivaNeonatal e o Método Canguru com o pai ...Um bem ao Bebê!
Resumo :
No presente trabalho apresentaremos a eficácia do método canguru nas UTIs neonatal. O objetivo é propiciar a interação da figura paterna junto ao Método Canguruna UTI Neonatal e usaremos como método a intervenção do psicólogo hospitalar. Faremos um levantamento sobre os resultados esperados em nossas considerações finais. Também realizaremos uma reflexão sobre a especificidade da pratica da Psicologia em hospitais , limites de trabalho e possibilidades de intervenção .
Palavras chaves: método Canguru, UTI Neonatal , Psicólogo hospitalar Introdução/Fundamentação teórica /Justificativa
Uma gravidez traz consigo, planos, fantasias, desejos e medos. Grande parte das gestantes espera ansiosas para ver o rostinho do seu filho. Esperançosas que ele venha nascer com saúde e perfeito (sem patologias ou deficiências físicas ou psíquicas), e vêem este período gestacional como um tempo de preparo para “ aprender “ a ser mãe , aprender a cuidar do seu bebê, mesmo que não esteja passando por sua primeira gestação. Porém, em alguns casos, estes meses se antecipam, e com a antecipação vem algumas conseqüências, isto é, um bebê prematuro e com isso, a necessidade de se estar em uma UTI Neonatal .
São considerados prematuros os bebês com menos de 37 semanas de gestação, e os nascidos que necessitam estar na UTI neonatal “são os bebês com a gestação inferior a 37 semanas” (REJAINE TA IGUAL JÁ FOI CITADO ACIMA) (Ramos JLA apud Neves PN;Ravelli A.P.X &Lemos JRD), ou os que nascem com alguma patologia e necessitam de cuidados especiais. Os recém-nascidos prematuros apresentam