Mãe canguru
O método Mãe-Canguru é um projeto de humanização que, nas últimas décadas, está sendo cada vez mais divulgado. Sua implantação nos hospitais, instituições e maternidades se amplia constantemente e os seus benefícios ao recém-nascido pré-termo e para as famílias também vêm sendo reconhecidos.
A melhor capacitação das equipes multidisciplinares da área da saúde e melhor informação desses profissionais são os fatores responsáveis, em grande parte, pelo interesse das diversas esferas sociais em relação ao método. Dessa forma, os indivíduos percebem cada vez mais que a assistência neonatal pode ser melhor executada otimizando a qualidade de vida dos bebês prematuros de baixo peso ou com problemas orgânicos. Também se beneficiam os bebês a termos que necessitem de uma maior atenção e as famílias destes por meio do o início ao vínculo pais e filhos. A conscientização da população em relação ao método Mãe-Canguru, portanto, é um fator de extrema relevância; pois através do entendimento amplificado a respeito deste, sua utilização se torna mais freqüente e o aproveitamento de suas vantagens mais constantes nas instituições de saúde. Nesse âmbito surge o objetivo principal deste trabalho, que é esclarecer o método em si, relatar o seu surgimento e implementação no Brasil, assim com os benefícios que traz. Também serão abordadas, a atuação e a importância de todos profissionais da área da saúde, especialmente da Fisioterapia, e o trabalho que ela realiza tanto para o bebê quanto para os pais no projeto Mãe-Canguru. Para realização da pesquisa recorreu-se a artigos científicos como referências bibliográficas.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
De acordo com FREITAS et al (2006) os principais objetivos desse projeto são: • Aumentar o vínculo mãe-filho; • Diminuir tempo de separação mãe-filho, evitando longos períodos sem estimulação sensorial; • Estimular o aleitamento materno, favorecendo