Mãe canguru
Países em subdesenvolvimento necessitavam de procedimentos que suprissem a falta de equipamentos qualificados para o cuidado da grande demanda de RNBP. Por ser de baixo custo é possível ser praticado em pequenas maternidades dependendo apenas de uma equipe profissional especializada. O método é indicado para prematuros que não possuam complicações clinicas, má formações ou doenças de base.
Alguns estudos revelaram que o método canguru tem diversos benefícios entre eles o controle térmico e o prolongamento do aleitamento materno exclusivo, o suficiente para o recém-nascido nos primeiros meses de vida.
O Brasil é um dos países que utilizam o método como uma politica publica, que para ser eficaz necessita da aceitação familiar, ser precoce e aplicado nas três etapas de atendimento: unidade de terapia intensiva, no alojamento canguru e após alta. A técnica é normalizada e aplicada no sistema único de saúde.
Estudos comparativos entre o método e os cuidados convencionais mostram que não existe diferença na taxa de mortalidade, que há redução no número de infecções hospitalares e propiciou o ganho de peso dos recém-nascidos. Porém o desenvolvimento psicomotor foi o mesmo.
Logo se percebe que o método traz melhoras para o quadro clinico do recém-nascido diminuindo os riscos de vida, que ele é uma terapia a ser associada às técnicas convencionais e que há necessidade de mais estudos que comprovem a eficiência do