Efeito do ion comum
AFONSO
ALESSANDRA
EVANDRO
GABRIEL OLIVEIRA
LUCAS DOS SANTOS SILVA
RAFAEL PAULOSI
DESLOCAMENTO DE EQUILÍBRIO- EFEITO DO ÍON COMUM
.
PONTA GROSSA
2014
AFONSO
ALESSANDRA
EVANDRO
GABRIEL OLIVEIRA
LUCAS DOS SANTOS SILVA
RAFAEL PAULOSI
ESTUDO E EXPERIMENTO SOBRE DESLOCAMENTO DE EQUILÍBRIO - EFEITO DO ÍON COMUM.
Relatório apresentado a Universidade Estadual de Ponta Grossa pelos alunos do primeiro ano de Eng. Da Computação como parte da nota semestral da disciplina de Química.
Orientador: Prof. Rodrigo Andrade.
PONTA GROSSA
2014
Introdução :O efeito do íon comum é caracterizado pelo deslocamento do equilíbrio químico de uma reação para o lado esquerdo, em virtude da adição de um íon já existente no sistema.
O principio de Le Chatelier diz que quando se aplica uma força sobre determinado equilíbrio químico, a sua tendência é se reajustar para minimizar os efeitos dessa força, procurando voltar à situação de equilíbrio inicial. É exatamente isso o que ocorre quando adicionamos a um equilíbrio iônico um íon já existente no meio. Nesse momento o equilíbrio será deslocado no sentido de diminuir a concentração em quantidade de matéria do íon em questão.
O efeito do íon comum pode acontecer de duas maneiras:
Se a concentração total do íon comum for apenas um pouco maior da que a proveniente apenas do composto original o efeito será pequeno.
Se a concentração do íon comum for muito aumentada (ex. pela adição de um sal completamente dissociado) o efeito será muito grande.
O efeito do íon comum só afeta o deslocamento de uma reação em equilíbrio, mas não altera a constante de equilíbrio (Kc), desde que a temperatura seja mantida constante, pois ela só é afetada por uma mudança na temperatura. Além disso, o pH da solução também pode ser alterado (como o equilíbrio é deslocado para a esquerda, diminui-se o grau de ionização do ácido ou da base).
Objetivos:
Observar o comportamento das substancias e a formação