Relatório sobre Equilíbrio Químico
Neste trabalho estaremos abordando como assunto principal, o equilíbrio químico que ocorre nas reações químicas. Falaremos também sobre os fatores que podem interferir na alteração do estado do equilíbrio e por fim o efeito do íon comum.
Equilíbrio Químico
Para estudarmos sobre equilíbrio químico, primeiramente precisamos saber que reações químicas são transformações químicas em que ocorre a alteração química nos reagentes (R) para formar os produtos (P).
A + B → C + D
Onde: A + B = reagente C + D = produto
Em vez de continuar até que os reagentes acabem e a reação cesse, determinadas reações químicas são reversíveis, ou seja, ocorrem em dois sentidos simultâneos, em que os reagentes são transformados em produtos e os produtos são transformados em reagentes ao mesmo tempo.
Se essas reações simultâneas ocorrerem com a mesma taxa de desenvolvimento, isto é, com a mesma velocidade, temos então um equilíbrio químico, conforme a figura abaixo:
Esse equilíbrio químico não é estático, mas sim dinâmico. Apesar de macroscopicamente não ocorrerem alterações e parecer que está estabilizado em certo estado, na realidade as trocas ou compensações entre as partes do sistema ou entre o sistema e a sua vizinhança continuam acontecendo microscopicamente.
Esse equilíbrio químico pode ter seu estado alterado por três fatores: concentração, temperatura e pressão. Porem, qualquer fator externo que alterar o equilíbrio, a reação se desloca a retornar para o equilíbrio (Principio de Le Chatelier).
Concentração: aumentando-se a concentração, a reação desloca para o lado oposto, ou seja, aumentar produto formará mais reagente e vice versa. Por outro lado, diminuindo-se a concentração, a reação desloca para o mesmo lado.
Temperatura: aumentando-se a temperatura, favorecerá a reação endotérmica, pois esta absorve calor. Porem no caso de diminuição da temperatura, favorecerá a reação exotérmica, já que esta